Aniversário de 208 anos da Polícia Militar é comemorado na Câmara dos Deputados

0
267

Senador Hélio José lembra dificuldades e heroísmo da Polícia Militar do DF

O senador Hélio José (PMDB-DF) participou, na tarde desta sexta-feira (12), da sessão solene na Câmara dos Deputados, em homenagem a Polícia Militar do DF (PMDF) e a comemoração dos 208 anos da Polícia Militar (PM) no país. O parlamentar falou sobre a importância da atividade do policial militar e resgatou problemas sofridos pelas corporações, em especial do Distrito Federal.

O parlamentar lembrou que o cidadão recorre à PM, nos momentos mais difíceis na vida dos cidadãos, quando estão em situações de risco. Mas, que diversas instituições sociais são implacáveis e se equivocam, ao referenciar ações da Polícia Militar, por desconhecer a atividade fim, desse ente da Segurança Pública. Hélio José também lembrou as mortes de PMs em serviço e também fora do exercício da função.

“Em matéria publicada no jornal Correio Braziliense, no dia 30 de dezembro de 2016, bem recentemente, ficamos sabendo que no DF, nos últimos três anos, 10 policiais foram mortos em serviços. Em 2014 foram três, em 2015, quatro e, em 2016 outros três. Além disso, segundo a Corregedoria da PM[DF], citada na mesma matéria, morreram, fora de serviço, 13 policiais em 2015 e outros 10 em 2016”, disse ao enfatizar a morte do cabo Francisco Tranqueira Machado, que mesmo à paisana, ao reagir a um assalto foi reconhecido como policial e morto, um dia antes do casamento, no ano passado.

Hélio José, no entanto, fez questão de enfatizar a importância do trabalho da PM com a qual afirmou ter respeito e admiração. “Sei que é uma profissão que exige o máximo, e mesmo assim não recebe o reconhecimento que merece. Os membros da PMDF, que podemos chamar, sem exagero, de heróis, que morrem por nós, lutam por nós e garante que possamos sair às ruas sem medo, e vou além, a nossa PM consegue conciliar o rigor necessário em suas ações, com respeito aos cidadãos e aos Direitos Humanos”, disse ao parabenizar os PMs do DF e lembrar a aprovação da Medida Provisória 760/2016 – que deve ocorrer na próxima semana –, considerado “um passo importante para a Polícia Militar do DF dar mais importância a seus quadros”.

A sessão solene presidida pelo deputado federal, Izalci Lucas (PSDB-DF), contou com a presença da deputada federal Érika Kokay (PT-DF), do comandante-geral da PMDF, o coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, comandante-geral da PMDF, Coronel Fábio Aracaqui de Souza Lima, subcomandante-geral da PMDF,  o presidente da Associação dos Praças, Policiais e Bombeiros Militares do DF (ASPRA), sargento João de Deus, coronel Resende Mauricio Gouveia, chefe da Secretaria de Relações Institucionais da PMDF.

Na ocasião os PMs, 1º tenente, André Rodrigues da Silva Miranda, representantes a corporação das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM) da PMDF, o 1º Sargento, Sebastião da Silva Ramos Filho, do Centro de Treinamento e Especialização (CETESP) da PMDF além do cabo Heitor Theodoro da Silva, do 11º Batalhão de Polícia de Samambaia, esse último por ajudar a salvar 20 pessoas, durante ocorrência de um incêndio naquela Região Administrativa, na madrugada da última terça-feira (9).

Por ASCOMHJ | Foto: Geiolando Gomes

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA