Projeto custou R$ 1 milhão e contou com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
O senador Hélio José falou, em entrevista à Rádio Senado, na segunda-feira (13), sobre a importância do primeiro ônibus brasileiro movido por energia solar, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Com emissão zero de poluentes, considerado puro, o veículo possui apenas tração elétrica. A eletricidade para o seu deslocamento é gerada por fonte limpa, renovável e silenciosa, conhecida por fotovoltaica.
Hélio José destacou a importância do ônibus movido a energia solar para o meio ambiente, o que segundo o parlamentar, deve evitar o despejo no meio ambiente de cerca de 50 toneladas de gás carbônico por ano, contribuindo para reduzir o aquecimento global.
“Como não consome combustíveis fósseis, não há poluição. O novo veículo desenvolvido em Santa Catarina deixa de despejar no meio ambiente pelo menos 50 toneladas de gás carbônico, por ano, isso é muito importante no momento em que precisamos evitar que a Terra se aqueça cada vez mais”, frisou Hélio José.
Protótipo
O protótipo começou a circular em dezembro de 2016 em fase de testes e a partir de março deve circular em um percurso de 25 quilômetros com tempo estimado de 30 minutos. O trajeto separa o Campus central da UFSC no centro de Florianópolis (SC) até o Campus Sapiens Parque ao norte da ilha, em Canasvieiras.
Com capacidade para 38 passageiros sentados, o ônibus conta com Wi-Fi, energia em todos os acentos e ar condicionados, o que deve permitir que os alunos estudem dentro do veículo.
Foto: Divulgação
Por: ASCOMHJ