Hélio José participa de lançamento da primeira estação da América Latina, no Metrô-DF, com captação de energia solar

0
187

Engenheiro Eletricista, por formação, o senador Helio José (PROS-DF) participou na manhã, desta segunda-feira (20), do lançamento da primeira unidade de captação de energia solar, com placas fotovoltaicas, na estação do Metrô-DF em Guariroba, bairro da Região Administrativa Ceilândia. O parlamentar é um árduo defensor da utilização de energias limpas em locações de órgãos públicos, por estimular a sustentabilidade e gerar economia para o Estado.

Durante o evento de lançamento da estação, o presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado informou que a capacidade de geração de energia naquela unidade é de 288 mil quilowatts/hora por ano, equivalente ao consumo de três estações.

Na ocasião, o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, cumprimentou o parlamentar e registrou a importância das emendas da bancada do DF, no Congresso Nacional, por direcionar recursos para implementação de projetos de captação de energia solar nos hospitais do DF.

“Mas eu quero lembrar, cumprimentando o senador Helio José que, quando o Marcelo Dourado veio trazer o projeto de fazer uma estação da Ceilândia, uma unidade fotovoltaica, e é importante registrar, que a partir de emendas da bancada federal, nós estamos trabalhando também para colocar energia fotovoltaica nos hospitais de Brasília.”, disse Rollemberg.

A referência do governador ocorreu em detrimento da destinação de emendas ao GDF, por parte de Hélio José, para instalação de placas fotovoltaicas nas hospitais e escolas públicas do DF.

“Acompanhar um evento dessa natureza e ver que o Distrito Federal entra, com essa estação do Metrô da Guariroba, na nossa querida Ceilândia, como a primeira estação de captação de energia solar, com placas fotovoltaicas, da América Latina e a quarta no mundo, para mim, que sou engenheiro eletricista por formação e sempre defendi essa bandeira, que destinei recursos em 2016 para que o GDF possa trazer essa tecnologia limpa, sustentável e econômica para as escolas e hospitais públicos do DF, é com imensa satisfação que vejo uma iniciativa dessa natureza, por parte do governador do DF, e espero que isso seja um marco inicial para que em breve todas as locações do DF, em que sejam possíveis serem instaladas, sirvam de estações de captação de energia solar. O governo certamente economizará e toda população do DF ganhará com isso.”, disse Hélio José.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA