Senador Hélio José participa de entrega de chaves de apartamentos no Riacho Fundo II

0
694

Parlamentar ressalta importância do governo federal por ceder terras ao GDF para contemplar pessoas de baixa renda

Por ASCOM HJ

O senador Hélio José (PMDB-DF) participou, na manhã desta quinta-feira (22), da entrega de 1.116 chaves de apartamentos aos inscritos na Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Coodhab), a moradores de baixa renda, na Região Administrativa (RA) Riacho Fundo II, durante ato entrega promovido pelo governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB).

O evento contou com a presença de Hélio José, do superintendente da Superintendência do Patrimônio da União do DF (SPU-DF), Nilo Gonsalves, secretários de Estado, deputados distritais, empresários da construção civil, além de lideranças comunitárias.

O senador lembrou que a entrega das 1.116 chaves, na chaves da Etapa IV em Riacho Fundo II, realizada pelo GDF, de um total de 5.133 unidades, só foi possível graças ao papel fundamental do governo federal. O parlamentar lembrou que a União foi responsável por ceder o terreno ao DF, que abrange a IV Etapa situada na QN 23 daquela RA, além de outras localidades.

“É uma luta que já vem ao longo de muitos anos, principalmente, com a colaboração da União, via Secretaria de Patrimônio da União, que fez a cessão de terras para o governo do Distrito Federal. E até que enfim o GDF desenrola essas etapas e propicia a realização do sonho dessas pessoas.”.

Clima de Natal

Hélio José e o superintendente da SPU-DF, Nilo Gonsalves durante ato de entrega de chaves em Riacho Fundo II - Foto: Kleber Karpov
Hélio José e o superintendente da SPU-DF, Nilo Gonsalves durante ato de entrega de chaves em Riacho Fundo II – Foto: Kleber Karpov

Na semana de comemoração do Natal, o parlamentar observou que a entrega das chaves aos futuros moradores de Riacho Fundo II é um importante presente para aquela comunidade. Para Hélio José, o mérito também é dos moradores e lideranças comunitárias ligadas à habitação.

“Eu e o secretário de Patrimônio da União nos sentimos honrados em estar aqui e poder participar da entrega desse presente à essas pessoas. De poder participar, nesse Natal, da entrega desse presente que é a chave da casa própria. Afinal, são 12 anos de luta incessante da população mais carente e dos representantes das cooperativas, para obter essa conquista.”, disse.

União

De acordo com Nilo Gonsalves, superintendente do SPU-DF, a entrega dos imóveis vai de encontro com o principal papel da União, atender as demandas sociais da população, sobretudo, de pessoas de baixa renda.

“O governo federal, por meio do Ministério do Planejamento e da Secretaria do Patrimônio da União tem o compromisso e o papel de promover o desenvolvimento urbano e social para trazer o equilíbrio à sociedade, de forma a proporcionar a dignidade humana.  Hoje aqui, estamos em um ambiente de realidade, do que a União tem buscado fazer para atender esse grupo populacional de pessoas com renda entre um e cinco salários mínimos. E a partir da destinação de terrenos da União à realização dessas unidades reafirmamos que a União cumpre o seu papel para com o DF. Papel esse que deve proporcionar aos novos moradores, conforto e segurança as familias, ainda nesse final de ano, além de um bom Natal e uma esperança diferenciada para o ano de 2017.”, afirmou.

Movimento Social

O representante do Movimento Social de Habitação, Antônio Morais, também se manifestou em relação a importância do trabalho de Hélio José e da SPU-DF com a efetivação da entrega das chaves aos futuros novos moradores de Riacho Fundo II.

“As entidades tiveram muitas dificuldades, pois trabalhar com habitação nessa cidade onde temos o metro quadrado mais caro desse país,  onde conseguimos trabalhar com 40%, 50% abaixo do valor de mercado é muito difícil. Mas a gente contou com muito apoio da Secretaria de Patrimônio da União, do senador Hélio José que tem atuado junto ao governo federal para garantir a liberação de verbas e de infraestrutura, então só temos muito a agradecer.”, afirmou

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA