Senador Hélio José participa de missão especial no Japão

0
593

O senador Hélio José (PMDB-DF) participou de missão oficial no Japão como convidado especial do programa “Juntos – Intercâmbio Japão, América Latina e Caribe.

O encontro teve como objetivo aprofundar o debate sobre as relações entre os países e apresentar a atual situação do Japão. O encontro foi promovido pelo governo daquele país.

“Quero expressar a minha alegria e satisfação pela viagem realizada a um dos países mais surpreendentes do mundo. Sim, porque além de ser um dos países mais progressistas e tecnológico do mundo, ainda consegue manter as mais admiráveis tradições”, relatou Hélio José.

Segundo ele, o Japão é o sexto maior parceiro comercial do Brasil em entre os países da América Latina, o Brasil é o principal aliado comercial do Japão.

“ Foi uma experiência que considero inesquecível visitar esse país, chamada de “Terrado do Sol Nascente”, situada do outro lado do mundo, como se diz popularmente. Fiquei admirado com o emprenho japonês no sentido de conseguir energia limpa, o que pôde ser constatado em uma visita a instalações de países fotovoltaicos, devo lembrar que essa fonte de energia é uma das mais benéficas e não poluentes que existem. E que o Japão se aprimora para apagar os rastros do acidente com a usina nuclear de Fukushima, ocorrido em março de 2011, em razão de um tsunami devastador”, informou o senador.

Hélio José relatou o infortúnio que devastou a cidade. “ Foi enorme a comoção que se apoderou de mim quando me deparei com o Memorial construído na cidade de Hiroshima. Para lembrar os horrores da bomba atômica lançada em 6 de agosto de 1945 sobre essa cidade”, lamentou o parlamentar.

Por outro lado, destacou que hoje se vê uma cidade moderna e cheia de vida e que a solidariedade do povo Japonês, ficou demonstrada, mais uma vez, na forma de doação efetuada na última semana pela embaixada do Japão no Brasil, no valor de 75 mil dólares, para a entidade que trata de crianças com câncer em Brasília.

A agenda cumprida pelo senador, incluiu a visita ao Parlamento do Japão, ao Castelo de Shogum, em Kioto, a empresa NEC Corporation (em japonês, Nippon Denki Kabushiki Gaish), a Embaixada do Brasil em Tóquio, o Ministério das Relações Exteriores, o encontro com a Liga Parlamentar de Amizade Japão/Brasil e com o Príncipe e a Princesa Akishino.

Por Fim, o peemedebista informou ser de muita satisfação a oportunidade de aproximação maior com a história de um povo amigo e laborioso. “Temos visto o quando é importante para o Brasil a participação dos imigrantes e descendentes de origem japonesa em nosso desenvolvimento científico e tecnológico, bem como seu empenho e conhecimento nas atividades agrícolas, entre outras. Por tudo isso, os laços de amizade entre os dois povos devem ser mais e mais estreitados a cada dia, concluiu.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA