Senador Hélio José prestigia a maior festa religiosa de Planaltina.

0
987

O senador Hélio José (PMDB-DF) participou neste último final de semana da festa mais popular das Igrejas Católicas de Planaltina-DF. O encontro que reuniu milhares de fiéis em frente à igreja de São Sebastião, onde ocorreu o encontro das bandeiras da Festa do Divino Espírito Santo.

A festa é celebrada após os 50 dias da Páscoa. A Igreja Católica promove este festejo há 132 anos, em Planaltina – a festa do Divino Espírito Santo. No ano passado, o evento foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do DF. A comemoração começa com novenas, que são celebradas tanto na zona rural, quanto na zona urbana de Planaltina. Quando as duas novenas terminam, os fiéis da roça vão, a cavalo, para a cidade, participar de uma grande festa, que corteja o Espírito Santo.

A folia deixa a cidade toda enfeitada de vermelho. Os moradores que desejam que a procissão passe e faça orações em sua casa, a enfeitam e oferecem um lanche aos fiéis. Ao final, todos se encontram na Praça da Igreja Matriz para uma grande comemoração, que é precedida de uma quermesse com comidas típicas.

“ Tenho a honra e privilégio de participar desta festa religiosa tão importante aos membros da Igreja Católica e de todos os povos. A celebração festeira mais tradicional da cidade – que acontece em Planaltina é momento único de fé e interação entre as comunidades rurais e urbana, e isto é contagiante”, conta o senador.

Os organizadores da festa, estimaram que participaram do encerramento do evento mais de 50 mil pessoas.

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA