Senador Hélio José se reúne com secretário de saúde do DF, para tratar de demandas da Vila Planalto

0
836

O senador Hélio José (PMDB-DF) se reuniu com o secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Humberto Fonseca, na tarde de segunda-feira (13), juntamente com lideranças da Vila Planalto. O objetivo foi tratar da mudança do Centros de Saúde (CS) daquela localidade, com iminência de ser migrado para atender o Programa Saúde da Família (PSF).

A reunião contou com a participação da enfermeira Edy Mascarenhas, o líder comunitário o ex-candidato a deputado distrital Vantuil Santana, o presidente da Associação da Vila Planalto, Ismael Almeida, as conselheiras regionais de saúde da Vila Planalto, Efigênia Fernandes, Francisca Nascimento e Maria do Socorro Madeira e a professora  Nilce Coimbra.

Durante a reunião, o  parlamentar fez uma série de questionamentos em relação ao funcionamento da Atenção Primária de Saúde (APS) e da migração do CS para o PSF. Isso porque, de acordo com Hélio José, aquela localidade “tem uma série de especificidades que as Regiões Administrativas do DF não têm”.

O parlamentar lembrou que a instalação do CS na Vila Planalto foi uma conquista e possíveis mudanças deveriam ser debatidas com a comunidade local. “A população não quer perder essa conquista, fruto da luta dos moradores da Vila Planalto. Portanto essa mudança será totalmente injusta, se não houver uma ampla discussão com os membros do Conselho Regional de Saúde e com os moradores da Vila Planalto, para que, juntos, cheguem a um consenso.”, argumentou.

Segundo o senador, Fonseca explicou que a mudança é um processo irreversível e vai abranger todos os CSs do DF. Nas unidades devem passam a funcionar , os PSFs. Mas que secretário de Saúde assumiu o compromisso de estabelecer um canal de diálogo e deve realizar uma reunião pública esclarecer a importância do PSFs àquela comunidade.

NASF

O parlamentar observou ainda que as lideranças comunitárias pediram que Fonseca estude a viabilidade de instalação de um Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) na Vila Planalto. De acordo com o senador, o secretário de Saúde se comprometeu a fazer uma avaliação para ver a possibilidade de tal mudança.

“O NASF é importante para a Vila Planalto pois, além dos moradores de Vila Planalto, pessoas de outras regiões próximas utilizam os serviços do Centro de Saúde.”, explicou Hélio José.

Foto: Divulgação
Por ASCOMHJ

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA