VIII Fórum Nacional sobre Medicamentos no Brasil traz estratégias para o acesso de medicamentos essenciais

0
597

O Senador Hélio José (PMDB/DF) participou, na manhã desta terça-feira (8), da oitava edição do Fórum Nacional sobre Medicamentos no Brasil, realizado no auditório Antônio Carlos Magalhães do Interlegis, no Senado Federal.

Com o tema “As estratégias para acesso a medicamentos essenciais”, o evento teve por objetivo, propiciar um espaço para a reflexão que priorize as políticas econômicas e sociais que auxiliem no desenvolvimento sustentável e garantam a consolidação das conquistas dos últimos anos, além dos avanços da assistência farmacêutica.

O evento contou com a participação do ministro da Saúde, Ricardo Barros, o  diretor-geral da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Jarbas Barbosa, o deputado federal, Hiran Manuel Gonçalves da Silva (PP-RR), e ainda de profissionais do setor, de centros de pesquisas, universidades e do terceiro setor.

Outro a participar foi o pesquisador americano como ilustre convidado, o Dr. Peter J. Pitts, presidente do Center for Medicine in the Public Interest (CMPI), organização americana de pesquisa educacional apartidária e sem fins lucrativos, que visa discutir e desenvolver cuidados em saúde focados no paciente.

O conferencista apresentou a palestra “O Valor da Regulação Empreendedora: como políticas de regulação farmacêutica podem contribuir para assegurar um sistema de saúde melhor e mais equânime”.

A presença do senador Hélio José no encontro se deu pelo perspectivo fato do parlamentar se dedicar ao oferecimento dos serviços de saúde a população do Distrito Federal. “Não existe nada mais importante do que a saúde. Ela é vital para a realização de tudo. Sem saúde não existe trabalho, não existe produção, não existe pesquisa, não existe sequer educação. Saúde é a base de tudo, declara o senador.”.

Sob esse ponto de vista, Hélio José afirma que o setor de medicamentos é duplamente importante: em primeiro lugar, por estar diretamente relacionado à garantia, manutenção e recuperação da saúde da população; e em segundo, em decorrência de o setor de medicamentos, que na visão do peemedebista, ser um grande motor de geração de empregos, pesquisa e desenvolvimento socioeconômico, por todo o mundo e, em especial, no Brasil.

Hélio José saiu do evento confiante e com a certeza de que deste Fórum sai decisões que devem implicar na melhoria do atendimento à saúde da população brasileira.

O Fórum foi realizado pelo instituto Brasileiro de Ação Responsável, com parceria da Agência de Integração à Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social do Brasil – Íntegra Brasil.

ASCOM

Foto: Renan Araújo

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA