Biografia

Hélio José da Silva Lima nasceu em 09 de março de 1960 na Cidade de Corumbá de Goiás. Casado, pai de quatro filhos chegou ao Distrito Federal com 14 anos. Engenheiro eletricista, formado pela Universidade de Brasília – UnB é servidor público federal concursado do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão cedido para o de Minas e Energia.
Iniciou sua participação na política ainda jovem, como estudante da UnB, onde descobriu os movimentos sociais e sindicais.

Na área profissional trabalhou por muitos anos no setor energético, onde adquiriu larga experiência. Hélio José esteve na Eletronorte por três anos e meio e na Companhia Energética de Brasília (CEB) por 26 anos. Em seguida, foi aprovado como servidor público federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que monitora as ações e empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, junto aos diversos órgãos que compõem a infraestrutura nacional. São eles, os Ministérios: das Cidades; da Integração Nacional; dos Transportes; de Minas e Energia e outros órgãos a eles subordinados.

A ativa participação em movimentos sindicais o levou a ocupar cargos diretivos no Sindicato dos Eletricitários; na Central Única dos Trabalhadores (CUT) e na Associação Nacional dos Analistas e Especialistas em Infraestrutura. Além de exercer vários outros no Partido dos Trabalhadores, partido este que em Brasília ajudou a fundar e consolidar. No PT, deu início à trajetória pela luta das garantias dos direitos sociais e pela redemocratização do Brasil.

Em 2010, juntamente com outros políticos locais, fundou o Partido Social Democrático – PSD/DF.

Em janeiro deste ano, como primeiro suplente, assumiu o cargo de Senador da República, na vaga deixada por Rodrigo Rollemberg, eleito governador do DF. Com a chegada do senador Hélio José, o PSD passa a ter quatro cadeiras no Senado se igualando ao PR, como sétima maior bancada.

Em 03 de dezembro de 2015, Hélio José se desfiliou do PSD. Filiou-se ao PMB no dia 10 de dezembro de 2015 e atualmente, encontra-se no PMDB, onde filiou-se no dia 15 de março de 2016.

Com uma visão política que tem como foco a defesa dos direitos da população, trabalha para que o governo ofereça bons serviços aos moradores do DF, com escolas de qualidade, hospitais equipados, transporte público eficiente, bem como, pronta manutenção dos projetos imobiliários e fortalecimento das micro e pequenas empresas.
As experiências no setor energético o levaram a priorizar o eixo energia sustentável e renovável.

CONQUISTAS DO SENADOR

Em seis meses de mandato, o senador foi eleito por aclamação, Presidente da Frente Parlamentar Mista da Infraestrutura Nacional, do Congresso Nacional. A FrenteINFRA tem como finalidade discutir melhorias em grandes obras que envolvem construções de estradas, linhas de trens e metrôs, veículos leves sobre trilhos, integração de portos, ampliação de aeroportos, hidrovias, urbanização, investimento em vias de acessos, asfaltamento, produção de energia limpa, saneamento básico, assim como, o aprimoramento da legislação federal, visando incentivar o desenvolvimento destas e de outras ações. Além desta conquista, Hélio José (PSD-DF) também foi escolhido para ser líder da Bancada de Parlamentares do DF, composta pelos três senadores e os oito deputados federais e vice-líder do Governo. Bem como, membro de nove comissões (CAE, CCT, CDH, CDR, CE, CI, CMO, CRA e CRE); duas subcomissões e duas CPI´s (do Futebol e do CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF).