Audiência pública na CCT debate Desenvolvimento de Tecnologia na Área da saúde

0
696

Nesta manhã (22) foi realizada pela Comissão de Ciências, Técnologia, Inovação, Comunicação e Informática – CCT, a Audiência Pública destinada a debater o tema “Desenvolvimento de Tecnologia na Área da Saúde”. A sessão foi requerida e realizada pelo senador Hélio José (PSDF-DF) com participações importantes de profissionais renomados e qualificados da área de saúde e pesquisas tecnológicas.

Entre os temas em debate, o uso de animais em pesquisas, os avanços recentes nas áreas de genética e neurociências, os efeitos terapêuticos da maconha, os estudos para o tratamento do câncer e os desafios brasileiros no campo científico.

Estiveram presentes, Marcelo Morales, diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – DABS/PRE/CNPq – que debateu sobre a importância de pesquisas e estudos voltados a área da saúde, citando a atuação do Instituto e os importantes resultados de pesquisas realizadas pela CNPq no Brasil.

Alysson Muotri, Professor – Doutor – Pesquisador do Instituto Salk para Estudos Biológicos, também participou e debateu  sobre o tratamento do “autismo” e apresentou novos métodos de estudos no aperfeiçoamento do tratamento desses paciêntes.

Outro convidado que compareceu ao debate foi Helder Constantin, da Humane Society International (HSI),  que é diretor de uma das maiores e mais eficientes organizações globais de proteção animal   e gerente da campanha “Liberte-se da Crueldade no Brasil”.

Para o senador Hélio José, os avanços  tecnológicos, estudos  e esforços  científicos para divulgação do conhecimento que  vem ocorrendo nas últimas décadas colocam os profissionais da saúde frente ao desafio de se manter continuamente  atualizados . “Os debates são de suma importância para agregar à prática de pesquisa aos tratamentos de pacientes e o investimento público é primordial para dar suporte e continuidade à novas pesquisas”, completa.

Foto: Renan Araujo

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA