Em Audiência Pública na CDR, senador Hélio José defende a inclusão de mais municípios na RIDE

0
1120

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realizou nesta quarta-feira (27) a audiência pública interativa para debater o PLC 102/2015, que inclui outros municípios de Goiás e Minas Gerais na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE. O encontro foi requerido pelo senador Hélio José (PMDB-DF) que presidiu a sessão e debateu sobre a atual situação da RIDE.

Atualmente, a RIDE incluí 22 municípios e recebe diretamente recursos federais. O encontro serviu para apresentar a proposta de incluir mais municípios do GO, MG, na tentativa de fortalecer as atividades para gerar renda e emprego nos próprios municípios, diminuindo o fluxo de demandas que sobrecarrega as redes de serviços públicos no DF. Isto levaria menos pessoas a disputar o mercado de trabalho em Brasília.

“Vamos ampliar os recursos da RIDE, o importante é ter consciência que temos que melhorar as condições de desenvolvimento dessas regiões, juntos batalharemos por melhorias e que este artigo incluso na Lei, seja rigorosamente cumprido”, declara Hélio José.

O senador conta que objetivo da RIDE é articular e harmonizar as ações administrativas da União, dos Estados e dos Municípios para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica e provisão de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento em escala regional.

Estiveram presentes na audiência pública o Chefe de Gabinete da representação do Governo de Goiás em Brasília, Simão Cirineu Dias; o Coordenador de Espaços Prioritários – SUDECO, Sérgio Magno Carvalho de Souza; o Vice-Prefeito da Cidade de Águas Lindas de Goiás – GO, Luiz Alberto de Oliveira; o Subsecretário da RIDE, Itamar da Silva Lima; Prefeito do Município de Gameleira de Goiás – GO, Gilberto Galdino de Souza; o Prefeito do Município de Arinos – MG, Roberto Sales; o Superintendente do CORSAP – DF/GO, José Ricardo Castilho, o Prefeito do Município de Cabeceira Grande – MG, Odilon de Oliveira e Silva; o Prefeito do Município de Alto Paraíso/GO, Alan Barbosa; o prefeito de Teresina –GO, Josaquin Miranda; o Prefeito de Arinos –MG, Roberto Sales; o Vereador de Cabeceiras –GO, Manoel Texeira; o presidente do PCdoB de Formoso-MG, Zé Miguel; a Suplente da Deputada Estadual de Goiás, Estela Souza; os representantes do Prefeito de Santo Antônio  do Descoberto – GO, Itamar Lemos, Roberto Palocci, Pedro Xavier e o    representante do Conselho dos Moradores e Associações de Águas Lindas de Goiás, Sr. Cláudio Rezo e o Deputado Federal Daniel Vilela.

O subsecretário da RIDE, Itamar da Silva Lima, ressaltou a importância do desenvolvimento deste projeto para o progresso de todas as cidades do entorno.

Criada em 1998 a RIDE, enquanto institucionalidade legalmente constituída, tem prioridade no recebimento de recursos públicos destinados a investimentos, podendo assim, contemplar demandas por equipamentos, serviços públicos e fomentar arranjos produtivos locais, além de propiciar o ordenamento territorial para promover o seu desenvolvimento integrado, beneficiando Brasília e Entorno.

Foto: Geolando Gomes

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA