Hélio José participa de reunião na CRE

0
765

O senador Hélio José (PMDB-DF) participou nesta quarta-feira (10) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) da reunião para apreciar o texto do Acordo de Paris sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – UNFCCC, e a sabatina de embaixadores indicados para Portugal e para representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas.

A reunião sobre o acordo de Paris reforça a centralidade da UNFCCC na resposta global à mudança do clima, demonstrando a importância da diplomacia multilateral como forma legítima para encontrar soluções para questões globais.

É importante destacar o protagonismo do Brasil junto às negociações dos termos do Acordo de Paris e quando do registro, junto ao Secretariado da Convenção, de sua contribuição nacionalmente determinada (NDC), que inclui medidas audaciosas de mitigação, adaptação e meios de implementação. Para subsidiar a elaboração da NDC, o Governo brasileiro conduziu amplo processo de consultas à sociedade civil, ao setor privado e à academia. A ambição dessa contribuição fortaleceu a posição negociadora do Brasil em Paris e colocou o País na vanguarda dos esforços de combate à mudança do clima.

“Fortalecer a resiliência e reduzir a vulnerabilidade à mudança do clima, levando-se em conta o desenvolvimento sustentável é fundamental e de suma importância”, declara o senador.

Já a análise da comissão para a avaliação dos nomes dos embaixadores Alberto Figueiredo Machado indicado para ser o representante do Brasil na embaixada de Portugal e Mauro Vieira para representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas em Nova York foram aprovados na sabatina.

As indicações aprovadas pela comissão seguirão para votação em plenário nos próximos dias.

 

Foto: Geolando Gomes

Matéria:  Danielton Lima – ASCOM – Senador Hélio José – PMDB/DF

 

 

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA