Hélio José comemora o dia da conquista do primeiro voto das mulheres

0
737
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Em discurso, senador Hélio José (PMB-DF). Foto: Ana Volpe/Agência Senado

O senador Hélio José (PMB-DF) usou a tribuna, agora a noite, em sessão deliberativa, para homenagear o dia em que as mulheres conquistaram o direito de votar.

“Depois de uma luta que durou pelo menos cinquenta anos, as mulheres conseguiram conquistar o direito ao voto no dia 24 de fevereiro de 1932, quando foi publicado o Código Eleitoral que lhes garantiu pleno direito ao voto, passaram a ter o mesmo direito dos homens”, ressaltou.

Segundo o senador, são 84 anos de direito ao voto. Ele disse que as mulheres ainda são discriminadas nos partidos políticos e não têm, na prática, o mesmo direito que os homens. “ A representação das mulheres nas Casas Legislativas ainda é muito pequena, assim como no Poder Executivo. Temos uma Presidenta da República. Um sinal de amadurecimento da sociedade. Falta muito a caminhar”, enfatizou.

Ele concluiu o seu discurso, registrando essa vitória das mulheres e disse desejar voltar à tribuna mais vezes, para registrar muito mais vitórias.

Foto: Geolando Gomes

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA