Hélio José destaca a importância das novas regras da ANEEL

0
820

               O senador Hélio José, em discurso no plenário nesta quinta-feira (3) ressaltou a importância da decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que aprimora regras de mini e micro geração de energia elétrica.

                O senador informou que a ANEEL aprovou, na semana passada, aprimoramentos importantes à Resolução Normativa nº 482/2012, que criou o Sistema de Compensação de Energia Elétrica.

                “Esse sistema permite que o consumidor instale pequenos geradores, como painéis solares fotovoltaicos e microturbinas eólicas, entre outros em sua unidade consumidora e  que troque energia com a distribuidora local, com o objetivo de reduzir o valor da sua conta de energia elétrica”, ressaltou.

                Disse ainda, que a iniciativa realizada pela ANAEEL, de certa forma, atende apelo que havia formulado há algum tempo para que fossem criadas políticas públicas de incentivo à utilização de energia solar fotovoltaica.

                Ao finalizar seu discurso, Hélio José frisou que a energia solar é uma das alternativas energéticas mais interessantes para reduzir a utilização de combustíveis fósseis, cuja queima contribuí grandemente para o aumento do aquecimento global.

                 “ Neste momento, quando os principais líderes do mundo estão reunidos em Paris, buscando soluções para redução da emissão de gases de efeito estufa, afim de sustar o processo de aquecimento global, essa alternativa precisa mais que nunca ser fortemente estimulada e disseminada. A combinação de sol, vento e potenciais hidrelétricos em abundância que a natureza generosamente nos ofereceu, ainda permitirá ao Brasil manter uma matriz de geração de energia elétrica limpa e barata por muito tempo. Basta que saibamos aproveitar essas condições com inteligência, concluiu o parlamentar.

                  As novas regras, começam a valer a partir de 1° de março de 2016.

Foto: Geolando Gomes

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA