Hélio José destaca necessidade de prevenção de doenças renais

0
326

O senador Hélio José (PMD-DF) parabenizou a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), em Plenário, nesta sexta-feira (11), por mais uma campanha para reforçar a conscientização sobre a prevenção das doenças renais. A cada ano, em 10 de março, a entidade celebra o Dia Mundial do Rim, o que motivou a realização de uma sessão especial no Senado no dia anterior.

– As pessoas são pouco ou quase nada esclarecidas sobre os distúrbios relacionados a esse órgão e não têm uma vida orientada a prevenir os problemas relacionados a ele – comentou.

Hélio José registrou que a SBN elegeu como tema da campanha deste ano a prevenção renal na infância. Muitos, observou o senador, pensam que só pessoas adultas e com mais idade sofrem de doenças nos rins. As crianças, no entanto, ressaltou ele, também têm distúrbios ou podem viver situações que poderão causar problemas na vida adulta.

– Por isso, a Sociedade de Nefrologia nos informa e pede que nós divulguemos que a doença renal crônica em crianças traz consequências devastadoras para o crescimento, o desenvolvimento cerebral e a expectativa de vida ao nascer – comentou.

De acordo com o senador, o diagnóstico da doença renal crônica em crianças no Brasil, na maioria das vezes, é tardio e incompleto. Como observou, a progressão da doença pode ser retardada, desde que diagnosticada a tempo para adoção de medidas apropriadas.

– É necessário um grande esforço para que as crianças com doença renal crônica, onde quer que vivam, possam ser tratadas de forma eficaz, independentemente de suas circunstâncias geográficas ou econômicas – defendeu.

Fonte: Agência Senado
Foto: Geraldo Magela

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA