Hélio José participa de seminário na Faculdade Projeção de Taguatinga

0
889

O Senador Hélio José participou nesta quinta-feira (5) como palestrante, do seminário sobre “Energia Sustentável com foco em Energia Solar – Energia Fotovoltaica”, no auditório da Faculdade Projeção em Taguatinga com os alunos dos cursos de Administração, Gestão Pública, Gestão em Logística e Recursos Humanos. A iniciativa de produzir este seminário partiu dos futuros gestores do 2º semestre de Gestão Pública que contou com apoio do professor Welton Dias – tutor e mentor de Gestão de Projetos.

O objetivo da palestra foi levantar o debate sobre energias renováveis que possam ser implementadas no Brasil. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre uma fonte de energia limpa, barata e renovável através do conhecimento sobre o assunto com senador Hélio José que iniciou sua experiência na área de energia na Eletronorte e em seguida na Companhia Energética de Brasília por 26 anos. Além disso, Hélio José (PSD-DF) é Presidente da Frente Parlamentar Mista de Infraestrutura Nacional, do Congresso Nacional, a “Frenteinfra” que tem como finalidade discutir melhorias em grandes obras que envolvam construções de estradas, linhas de trens e metrôs, veículos leves sobre trilhos, além de ser um apoiador direto da bandeira levantada e defendida sobre a questão de mudanças emergenciais na matriz energética que de acordo com Hélio José está muito ruim no Brasil.

 A Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

Para explicar a parte técnica foi convidado como palestrante para esclarecer o funcionamento da Energia Fotovoltaica, Gilson França, hoje assessor legislativo do senador Hélio José, mas que tem experiência dinâmica e atual sobre a temática do seminário. Gilson,  que é formado Engenheiro Mecânica, com especialização em máquinas térmicas, atuou como engenheiro e gerente de projetos eletromecânicos na Eletronorte por 15 anos, além ter sido Assessor Técnico em assuntos de geração de energia na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) por cinco anos e assessor técnico da Secretaria de Energia do Ministério de Minas e Energia (MME) por dez anos.

 Hélio José, enfatiza que informar e compartilhar com a juventude e futuros profissionais que possam atuar e trabalhar diretamente com o tema em questão sobre energias renováveis é fundamental e necessário. “Hoje, diante do panorama mundial faz-se cada vez mais necessário discutir diferentes fontes de energias e a disseminação das mais diversas fontes alternativas, uma vez que inúmeros setores da sociedade clamam por soluções e tecnologias limpas e que se enquadram dentro do que é entendido como desenvolvimento sustentável para todo país”, conclui.

Foto: Geolando Gomes

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA