OAB realiza o I Congresso Nacional da Advocacia Estatal

0
645

O Senador Hélio José (PMDB/DF) participou na manhã desta quinta-feira (24) do I Congresso Nacional da Advocacia Estatal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, realizado no Plenário do Egrégio do Conselho Federal da Ordem da OAB.

Hélio José havia recebido em seu gabinete na semana passada as visitas do Presidente da Comissão Especial de Advocacia em Estatais do Conselho Federal da o Brasil (OAB), Carlos Castro; do presidente do Conselho Federal da Ordem da OAB, Claúdio Lamachia e do presidente da Associação dos Advogados da Caixa Econômica Federal, Álvaro Weiler JR, onde lhe entregaram pessoalmente o convite oficial do congresso.

O evento teve como tema “a função Estratégica da Atuação dos Advogados Estatais na Intervenção Constitucional do Estado na Economia”.

“Me sinto muito honrado pelo convite para participar deste primeiro Congresso Nacional da Advocacia Estatal. É gratificante e enaltecedor, pois o Congresso está muito bem organizado. A OAB e os Advogados de Estatais estão todos de parabéns pelo fato de estarem trabalhando pelo bem do Brasil, defendendo o patrimônio maior do povo brasileiro que é o apreço pela legalidade –  que deve sempre ser preservada sem que se descuide da viabilidade das empresas estatais”, elogia o senador.

Na visão do parlamentar a classe dos Advogados de Empresas Estatais vem prestando relevantes serviços ao Brasil, há mais de décadas, e carece de mais atenção e de melhores condições de trabalho. “ Existe a necessidade de um estudo mais detalhado acerca do trabalho desses profissionais, de modo a garantir a eles melhores condições. ”, declara o senador.

Por entender que essa classe de trabalhadores que carece de mais atenção foi que Hélio José após ouvir a categoria, achou oportuno e conveniente apresentar aos congressistas o Projeto de Lei do Senado nº 458/2015, que está tramitando na Casa. Ele disse que não se trata de um projeto para resolver imediatamente todos os problemas da categoria, mas que represente um grande avanço, pois, dentre outros benefícios, reconhece que a condição dos advogados de empresas estatais de “categoria diferenciada”, nos termos da CLT, tem o potencial de estabelecer uma identidade para a classe e, paulatinamente, atrair melhores condições de trabalho, esclarece o peemedebista.

O senador terminou seu discurso dizendo que os Advogados de Estatais precisam, mais do que nunca, de união e foco para alcançarem o merecido reconhecimento para o importante trabalho que desenvolvem.

Hélio ressaltou ainda, a importância desses aspectos, e se colocou à disposição para contribuir para o estabelecimento de uma estratégia de atuação eficaz para a categoria, de modo que chamou a atenção para o fato de que a política, como arte do possível, é o caminho para a construção de soluções viáveis. Para ele, as soluções mais viáveis são aquelas que buscam atingir um determinado objetivo de forma gradual e por etapas.

ASCOM

Foto: Geolando Gomes

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA