Regiões do Plano Piloto e Municípios da RIDE debatem emendas orçamentárias com a Bancada Federal do Congresso Nacional

0
151

O coordenador da Bancada Federal do DF no Congresso Nacional, senador Hélio José (PMDB/DF) se reuniu na semana passada fechando o ciclo de debates realizados nas cidades satélites de Brasília e regiões, com lideranças representativas comunitárias, conselhos de segurança, saúde, prefeitos e vereadores.

A reunião aconteceu no auditório da Interlegis do Senado Federal, com representantes das comunidades do Plano Piloto, Sudoeste, Cruzeiro, Octogonal, Vila Planalto, Candangolandia, Bandeirante, Lago Sul e Municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE.

Os objetivos destes encontros têm sido com o propósito de ouvir as demandas e as necessidades prioritárias dos cidadãos, para assim a bancada parlamentar poder debater e analisar suas emendas orçamentárias para ajudar as cidades. O propósito do senador Hélio José é manter o diálogo aberto com a sociedade e atendê-los de forma coerente e eficiente. Esses debates já ocorreram em Ceilândia, Taguatinga, Planaltina, Gama e Paranoá.

Foram ouvidos diversos Prefeitos e Vereadores dos Municípios da Ride que vieram participar do debate, entre eles: Os representantes dos prefeitos das cidades de Minas Gerais; Ildo da AMAGE e Odilon; a presidente da Câmara do Novo Gama, Ilma; o Representante da RIDE, Eliel; a prefeita do Novo Gama, Sônia; o Prefeito de Planaltina do Goiás, Drº Davi; o representante do prefeito de Padre Bernardo, Luis Carlos da Silva e Francisco de Moura; o vice-prefeito de Cocalzinho, Anair Rabelo Neto; a Prefeita Alvorada do Norte, Iolanda Rolessem; o prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Adolfo; o Vereador de Cabeceira Grande, Fábio Correa Machado; o Prefeito de Valparaíso, Adolfo Lopes e o prefeito de Damianópolis, Gilmar Ferreira.

A Ride se caracteriza por integrar municípios de mais de uma unidade federativa, com o objetivo de articular e harmonizar as ações administrativas dos três níveis federativos — União, estados e dos próprios municípios — para a promoção de projetos que visem à dinamização social e econômica em escala regional.

As reuniões estão registradas em ata que serão encaminhadas aos demais parlamentares da bancada, explicou o senador Hélio José, dizendo que terá até os dias 10 e 15 de outubro para encaminhar as emendas, sejam individuais ou de bancada e informou ainda que cada parlamentar possui emendas individuais, detendo 50% de obrigatoriedade para a saúde e o restante livre e – que com o contingenciamento, ficou na ordem de 11 milhões para cada parlamentar.

“Este ano destinei um milhão para a realização da primeira copa de futebol amador das cidades satélites do DF, entorno e Municípios da Ride.  Será a primeira vez que terá este torneio de integração do futebol amador entre as cidades satélites do DF e Municípios vizinhos. O esporte faz parte da vida do cidadão e precisa de incentivos. Disseminar e apoiar o esporte que é uma das grandes paixões do brasileiro, o futebol – é essencial”, conta o senador.

O coordenador da bancada lembrou que no passado, a bancada teve o direito de colocar 250 milhões de reais que foram compostas por 15 propostas, das quais duas serão impositivas, com obrigatoriedade de ser executada; uma emenda prioritária e outras 12 emendas autorizativas, com possibilidade de realização conforme disponibilidade orçamentária.

No ano passado a emenda orçamentária individual liberou 500 milhões para os prefeitos do entorno. Já ano retrasado, o senador Hélio José liberou verbas para a implementação de energia solar nos hospitais, porém não houve a execução por parte do Governo do Distrito Federal.

Já em 2016, o peemedebista liberou emendas para a gestão de saúde dos militares e novamente, esses valores não foram utilizados em virtude de questões advindas do GDF, sendo esse valor aplicado no hospital de Taguatinga.

“Estou conversando com as comunidades quais as demandas necessárias, para assim, podermos distribui-la de forma contundente com as necessidades previamente descritas”, finalizou o senador.

Assessoria de Comunicação – Senador Hélio José/PMDB-DF

Foto: Geolando Gomes

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA