Representantes de comunidade cigana é recebida por Hélio José

0
332

O senador Hélio José (PMDB/DF) recebeu nesta terça-feira (07) em seu gabinete representantes da comunidade cigana. A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) está analisando a proposta do (PLS 248/2015) de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) que cria o Estatuto do Cigano.

O texto do Projeto de Lei, trata de diversos aspectos da vida desta população, abrangendo questões sociais, trabalhistas e culturais.

O relator do PLs é o peemedebista, Hélio José que desde do ano passado tem recebido e conversado com diversos representantes ciganos do Brasil.

Na visão do senador, a proposta deste projeto é de suma importância para este povo que tão bem nos representam. “Debater assuntos a respeito da população cigana, como expor as dificuldades e a necessidades de um marco legal que garanta direitos básicos aos ciganos é fundamental. Que neste ano as garantias essenciais propostas através da criação do Estatuto do cigano, sejam de fato concretizadas”, conta o parlamentar.

O Estatuto visa assegurar oportunidades nos diversos setores da vida social dos ciganos, como por exemplo: o acesso à saúde, moradia, políticas de promoção da igualdade social entre outros seguimentos.

Apesar de povos ciganos estarem em nosso país desde 1574, apenas agora vem se discutindo com mais profundidade a criação de um marco legal realmente representativo de suas realidades. Temos que debater acesso à saúde, à educação, à terra e ao trabalho — disse Hélio José.

Foto: Renan Araújo

ASCOM

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA