Senador Hélio José participa da reunião do Conselho do Diploma Bertha Lutz

0
438

Nesta quarta-feira (30) o senador Hélio José (PMDB/DF) presidiu a reunião do Conselho do Diploma Bertha Lutz de 2016. O Bertha Lutz, foi instituído pelo Senado Federal para agraciar mulheres que tenham oferecido relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil.

A bióloga e feminista Bertha Lutz, foi uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil, responsável por ações políticas que resultaram em leis que deram direito de voto às mulheres e igualdade de direitos políticos no início do século 20.

Foram escolhidas para serem agraciadas com a 16º edição do diploma as seguintes personalidades: Denise Santiago Santos do Rosário, Diza Gonzaga, Izabel Cristina de Azevedo Heyvaert, Raimunda Luzia de Brito e Tatiane Bernardi Teixeira.

Um conselho de Senadores composto por um representante de cada partido político teve a função de escolher os agraciados entre as candidatas indicadas.

O prêmio será entregue em sessão solene exclusivamente convocada para esse fim, durante as atividades do próximo ano no Dia Internacional da Mulher (8 de março) no Plenário da Casa.

O Diploma foi criado em 2001 e já premiou 75 mulheres.

Ascom

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA