Senador Hélio José se reúne com moradores na Prefeitura Comunitária de Moradores da Sucupira Riacho Fundo I

0
421

O senador Hélio José (PMDB-DF) se reuniu, na tarde de sábado (9), com lideranças comunitárias do Riacho Fundo I, na sede da Prefeitura Comunitária de Moradores da Sucupira Riacho Fundo I, ocasião em que foi discutido a regularização fundiária da Região Administrativa (RA).

O prefeito comunitário da região, Mário Blanco, pediu ao senador Hélio José que a Superintendência do Patrimônio da União do DF (SPU-DF), destinasse a área pertencente à união à, nas proximidades de Riacho Fundo I, condição de parque ecológico. A intenção é que a área passe a ser protegida contra a especulação imobiliária.

O líder comunitário, técnico da área ambiental, David Dias, presidente da Organização Não Governamental (ONG), Viverde falou sobre a importância de se proteger a região por ser uma área com várias nascentes, que mantém resquícios da Mata Atlântica.

“Existe uma grande quantidade de nascentes dentro dessa região. A nossa vegetação também tem transição de Mata Atlântica, então tem uma riqueza muito grande natural. Cada dia que passa ela vem sofrendo agressão, principalmente em decorrência da especulação imobiliária, de maneira desordenada. Nós queremos que riacho Fundo seja presenteada com esse Pacto.”

O parlamentar falou sobre a audiência pública realizada, em 5 de dezembro, no Senado Federal, onde se tratou, especificamente da questão fundiária do DF. O senador observou que apresentou uma minuta de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), a ser melhorado, com a presença de todos os entes envolvidos, tanto dos órgãos da União, do GDF, MPDFT, Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), quanto os principais interessados, os representantes dos moradores das áreas atingidas por esse problema.

“Como se trata de terra da União é importante que vocês apresentem essa demanda à SPU, solicitem uma reunião e apresentem essas sugestões, com as devidas recomendações, para que se faça a regularização ambiental e imobiliária dessa região.”, sugeriu o parlamentar.

Por ASCOMHJ

Foto: Renan Araújo

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA